Paisagismo e jardinagem

Jardinagem e paisagismo tem tudo a ver... mas não são a mesma coisa! Quando alguns vasos ou um canteiro se torna um projeto paisagístico? É preciso conhecer tudo sobre o plantio pra ser um paisagista? Nossa jardineira Carol Costa explica as diferenças entre as duas atividades e como uma é relacionada com a outra.

Um completa o outro


O conhecimento de jardinagem envolve plantar, conhecer as necessidades de uma espécie, identificar problemas observando as folhas e caules, saber lidar com pragas, e muito mais. As atribuições e conhecimentos de um paisagista permite que ele crie espaços interessantes usando plantas: escolher espécies de acordo com suas particularidades, formas, cores e volumes, compor combinações agradáveis aos olhos e com um objetivo – demarcar uma passagem ou criar uma praça, por exemplo.

O melhor dos dois mundos


Quanto mais um paisagista entender de plantas, melhor serão suas escolhas – vai além da beleza e forma da vegetação. Esse profissional saberá identificar particularidades do ambiente e dos moradores do local, identificando quais verdinhas serão mais agradáveis e seguras pro público, como será a manutenção e como manter as plantas de acordo com o ritmo da casa. Já um jardineiro que conhece paisagismo, poderá executar projetos mais facilmente, podendo sugerir melhorias e adaptações em ambientes já existentes.

Isso é pra mim? Sim!


Deu aquela vontade de conhecer mais sobre essas profissões? Vem pro Minhas Plantas! "O Minhas Plantas é um centro de estudos de jardinagem e paisagismo e também a marca que desenvolve conteúdo e produtos da Carol Costa. Já são 9 módulos online com certificado e mais de 32 mil alunos já fizeram aulas nesses cursos de maneira remota. Ficou interessado? Preencha o formulário no início do texto e inscreva-se pra receber novidades quentes sobre paisagismo e jardinagem.