Cultivo de Cogumelo Shiitake

© Carol Costa/Minhas Plantas

Antes de mais nada, é bom que se diga que cogumelos não são plantas. Embora tenham sido incluídos por anos no reino Plantae, hoje fazem parte do reino Fungii, onde estão fungos, leveduras e outras formas de vida mais simples. No entanto, a relação entre cogumelos e plantas é longíngua e essencial para o desenvolvimento de algumas espécies.

O shiitake, por exemplo, cresce em toras de eucalipto e castanheiras em decomposição, transformando o que era fibra celulósica em nutrientes para produzir hifas, os numeroso filamentos que o compõem. Na natureza, os cogumelos têm um papel fundamental como decompositores, devolvendo ao solo matéria orgânica de uma maneira mais acessível para as raízes das plantas absorverem.

Pensando em apresentar um pouco desse processo fascinante, a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) convida o biólogo Edison de Souza para um curso rápido de cultivo de shiitake, uma das espécies mais populares no Brasil. A aula se divide entre teoria e prática e vai desde a escolha da madeira até a colheita e a comercialização. Associados da AAO têm desconto na inscrição.

curso

Cultivo de Cogumelo Shiitake

Serviço

Cultivo de Cogumelo Shiitake
Datas: 07/03, das 9h às 17h
Endereço: Associação de Agricultura Orgânica (AAO), Av. Francisco Matarazzo, 455, 2º andar, São Paulo (SP)
Investimento: R$ 100 (para associados AAO) ou R$ 120 (para não associados)
Telefone: (11) 3875-2625
Inscrições: www.aao.org.br

Data
Endereço
Investimento
Inscrições
Site