Cultivo Orgânico e Reprodução de Orquídeas

© Carol Costa/Minhas Plantas

Qualquer um que esteja começando a cuidar de orquídeas já se fez esta pergunta: é possível reproduzir essas plantas a partir de sementes? A resposta mais rápida é "sim", mas nem por isso é a mais fácil, já que o cultivo dessas flores é muito raro de ser realizado da forma tradicional.

As orquídeas precisam de condições muito específicas para germinar. Sem a contribuição de um fungo "do bem", a micorriza, o broto não consegue nem romper a fina casquinha da semente. Para dificultar, as micorrizas desaparecem por qualquer coisinha: poluição, água de mais ou de menos, uso de inseticidas químicos, ambiente muito seco... Não à toa a taxa de sucesso desse método de reprodução é baixíssima na natureza e menos de 0,1% das orquídeas se reproduz por sementes.

Se você está agora se perguntando como os grandes produtores conseguem criar tantas orquídeas tão rápido, a resposta está nos laboratórios. Minúsculas células são retiradas da planta-mãe e colocadas num ambiente especial que favorece o desenvolvimento do fungo micorriza e, de tabela, das orquideazinhas. Essa técnica, conhecida por meristemia, envolve o uso de aparelhos caros e equipamentos disponíveis apenas para cientistas.

A parte divertida dessa história toda é que dá para montar em casa um laboratório barato com a mesma técnica dos grandes produtores, só que usando produtos mais acessíveis, como água de coco, vidros de maionese e até uma panela de pressão. Quem inventou esse método foi o orquidólogo Darly Machado de Campos, autor de alguns dos melhores livros sobre cultivo de orquídeas disponíveis no Brasil. É com base na metodologia dele que são ministradas as aulas de Sandra Takebayashi e Leonice Oliveira Preto, no Laboratório Plantech, em Atibaia (SP).

A aula é dividida em dois módulos, de um dia inteiro cada, um abordando toda a parte de cultivo orgânico de orquídeas, outro só para a reprodução propriamente dita. É possível fazer os módulos separados ou se inscrever em ambos (há descontos para quem faz os dois ou vai em grupos).

curso

Cultivo Orgânico e Reprodução de Orquídeas

Serviço

Cultivo Orgânico e Reprodução de Orquídeas
Datas: 21 e 22/02
Endereço:Laboratório Plantech, Estrada Hisaichi Takebayashi, 1675, Atibaia (SP)
Entrada: R$ 350 (cada módulo, há possibilidades de descontos e parcelamento)
Contatos: (11) 4412-2169 ou plantech@plantechnet.com.br
Site: plantechnet.com.br/

Data
Endereço
Investimento
Inscrições
Site