Tu te tornas responsável por aquilo que cultivas
Duvidas

Galeria

© Carol Costa/Minhas Plantas
É possível recuperar um chifre-de-veado? O que tenho num xaxim está com as folhas murchas, sem viço e com muitas cascas. Preciso arrancá-las?
Célia Piglione
Célia, não arranque, não. Essas folhas secas do chifre-de-veado são muito importantes para a planta: elas protegem as raízes e, junto com as folhas longas e bifurcadas, compõem a folhagem toda. Todo chifre-de-veado produz esses dois tipos de folhas, as longas são as responsáveis pela reprodução da planta (repare que elas têm aqueles pozinhos pretos nas pontas, os esporos) e as do "escudo" são inférteis, auxiliando a planta na fixação a uma árvore ou placa de fibra de coco. Melhor que arrancar essas folhas é adubar o chifre-de-veado: coloque uma colher de calcário dolomítico no vaso, uma vez por mês, e mantenha a terra sempre úmida até a entrada do inverno, quando, então, as regas precisam ser feitas com menos frequência. Se não encontrar calcário nas casas agrícolas ou gardens centers, pode usar casca de ovo mesmo, que age de maneira semelhante, corrigindo o pH da terra.
Várias orquídeas minhas estão com doencinhas, nada muito sério, mas tenho encontrado muita folha manchada. Como tratar?
Lia Santos
A haste floral da minha orquídea está com gotas de água. O que pode ser?
Renata Akemi
Uso a chácara para dar churrascos aos finais de semana e lota de moscas. Nem citronela adianta mais. Existe alguma planta que possa afastá-las ou atraí-las?
Melissa Dias de Oliveira Silva
Tenho ixora, azaleia e suculentas em cachepôs de alumínio sem furos. Rego todos os dias, mas tiro o excesso da água. As plantas estão perdendo as folhas, tem relação com o cachepô?
Priscila Jardim
Plantei amor-agarradinho no muro, de quanto em quanto tempo devo adubá-la para que a planta cresça rápido e dê bastante flor?
Gerson Silva
Tenho uma costela-de-adão que está com frutos. Qual a época ou o estágio em que devo colhê-los?
Mario Giordani
Quais plantas conseguem se desenvolver em uma sacada onde não bate sol em nenhum horário do dia?


Gustavo Taietti Camargo
Tenho três mini orquídeas criadas em cima de pedras. As raízes cresceram e saíram do vaso, devo cortá-las? Com que frequência rego?
Vera Lúcia Mantovani
Uma amiga tem um pé de jasmin grande e florido, mas nasceram uns frutos do tamanho de uma manga. O que fazer com eles?
Cecília Santos
Recomendaram que eu regasse uma vez por semana meu Oncidium varicosum e deixasse a orquídea dentro de casa o todo tempo. Essas informações procedem?
Mariana Benjamim
Casca de verduras e frutas podem ser colocadas nas plantinhas? Na terra?
Jéssica Ramos
Fui orientado a colocar manta de bidim para proteger as pedras de mármore que usarei no jardim, mas não encontro esse material. Posso substituí-lo por outra coisa?
Jorge Luiz Pereira dos Santos
Tenho 2 bromélias-imperiais com mais de 1,30 m. Posso cortar o caule e replantá-las no chão?
Stella Maris
Essa planta apareceu no meu jardim, retirei para plantar dentro de casa, mas a flor exala um cheiro ruim. Que planta é essa e o que faço com isso?
Rossana Miyuki Kaneko
Gostaria de saber em que época do ano a rega das orquídeas deve ser suspensa. Faço isso em qualquer espécie? Por quanto tempo? Qual o benefício para a planta?
Denis Alves de Araujo
Que flor é essa da foto? Fotografei no Parque Nacional de Itatiaia, mas não consegui identificá-la. Obrigado!
André de Paiva
Tenho cactos e suculentas no sol; molho cada 15 ou 20 dias de acordo com as instruções do vendedor. O aspecto das plantas não é mais viçoso, por que?
Vanessa Marques Lira
Tirei uma foto de uma flor muito linda e queria saber o nome dela. Nunca vi igual!
Érica Cristina
Minha calla cresceu tanto que resolvi trocar de vaso, mas agora está murchando. O que devo fazer para ela não morrer?
Tânia del Vecchio
Deixei as sementes de uva rubi secando no sol por três dias, coloquei em um copo plástico com um chumaço de algodão, mas a semente embolorou. Como fazê-la germinar?
Frederico Guilherme Fahl
Moro num apartamento e gostaria de colocar na sacada uma cerca viva que limitasse a visão que o apartamento da frente tem de minha sala. Qual a planta indicada para isso?
Marcos Santos
Amarrei mudas de orquídeas no meu pé de acerola que tenho há oito anos. Uma vizinha disse que elas sugam o tronco da árvore e que, por isso, a acerola estava demorando pra dar frutos. É verdade?
Rogério da Silva Rodrigues
Vi essa árvore em uma foto e fiquei encantado, qual o nome dela? Preciso escolher uma espécie para plantar na frente da casa e minha mãe amou essa árvore.
Henrique Ferreira Dias
Plantei sementes em vasos para fazer uma horta, mas os pardais estão comendo os brotos. Há alguma forma de protegê-los dos pássaros?
Priscila Gomes de Freitas Veloso
Ganhei um mandacaru de presente, mas moro em apartamento e aqui tenho pouca luminosidade. Ele conseguirá se adaptar?
Carla Valéria da Silva Padilha
Meu cacto não dá flor, por quê? Molho só duas vezes por semana e tenho muitos, mas sempre troco as mudas porque não florescem...
Aparecida Oliveira
Por que as folhas ficam com o aspecto de ferrugem? Tem como resolver isso?
Jô Domingos
Tenho alguns lírios da paz,de vários tamanhos uns dentro e alguns fora de casa.Tenho reparado que estão ficando "queimadas" nas pontinhas, o que será?
Claudia Mesquita
Tenho uma pimenteira que está secando. Aqui em casa elas só duram uns 2 meses, é "olho gordo" ou falta de cuidado? Dizem que devo molhar todos os dias, mas moro no Rio de Janeiro e só rego duas vezes por semana.
Greice Yurie
Comprei uma orquídea, na loja ela estava linda, em casa ela ficou murcha. Deixei em cima da mesa, depois, perto da janela. Qual o melhor local para quem quer ter orquídeas dentro de casa?
Joice Mendes
Coloquei sombrite no meu orquidário - o sol bate só ao meio-dia, mas notei que as folhas das orquídeas estão bem verdes, mas elas até hoje não deram flor. Devo tirar o sombrite?
Giseli Cristina
Quando comprei minha Renanthera, ela tinha uns 30 cm de altura. As raízes secaram e sobraram 5 cm de caule e folhas sadios. Como devo cultivar?
Ricardo Ferreira
Tenho um cacto há dois anos que está pendendo para um lado do vaso. Parece que a raiz não vai suportar o peso. O que faço?
Alexandre Cassiano
Tenho um pé de maracujá-doce com folhagem grande que nunca deu flor. Está comigo há dois anos, o que faço para ele florescer?
Carla Avelar
Como preparo o terreno para plantar grama e evitar pragas?
André Oliveira
Qual o nome dessa planta? Como cuidar dela?
Ângela Maria da Silva Simões
Minhas Plantas é um portal de jardinagem com informações simples e práticas para quem gosta de plantas, mas não entende nada de botânica
Nossos canteiros
Nossas sementes
Nossa colheita
  • imprensa (em breve)