Tu te tornas responsável por aquilo que cultivas
Receba as novidades em seu jardim:

Dúvidas mais comuns

Qual adubo usar para a árvore dar fruta?
O elemento químico responsável pela frutificação e formação de sementes é o fósforo (a sigla "P" dos adubos NPK). Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem. Caso prefira adotar a adubação orgânica, use 200 gramas de farinha de osso, bem incorporada ao solo (evite caso tenha animais de estimação por perto). Neste programa para a Rádio Globo SP há mais informações sobre adubação orgânica.
Adubo orgânico funciona em orquídeas?
A adubação orgânica mais comum em orquídeas é feita com Bokashi, um farelo colocado na borda do vaso, que vai liberando nutrientes aos poucos para a planta. Costuma ser facilmente encontrado em orquidários e feiras de orquídeas e é bem barato. O único inconveniente é deixar um bolor na base do substrato, mas que não faz mal nenhum à planta, só enfeia o vaso, mesmo. Além dele, alguns colecionadores usam torta de mamona, farinha de osso, farinha de peixe ou farinha de sangue, mas esses fertilizantes são tóxicos se ingeridos por crianças ou animais de estimação, além de não suprirem todos os nutrientes que a planta precisa (especialmente os micros). Outro adubo orgânico idolatrado pelos colecionadores endinheirados é o HB-101, um extrato de plantas feito no Japão – em poucos anos, ele virou febre entre orquidófilos e criadores de bonsais. Apesar de custar caro – R$ 100 o frasquinho de 60 ml, em média –, o HB-101 gera ótimos resultados, tornando as plantas mais resistentes a doenças e proporcionando aquelas floradas invejáveis de concursos. De maneira geral, usa-se qualquer adubo orgânico intercalado com o químico, nunca juntos; o mais comum é ficar um trimestre com um, outro trimestre com outro. Uma informação importante: ao usar adubo orgânico, todo seu cultivo precisa ser orgânico também. Portanto, nada de fungicidas, inseticidas ou bactericidas industrializados – eles matam os fungos benéficos presentes nos adubos naturais.
Por que não posso tirar uma orquídea da mata?
A retirada de mudas da mata não é uma boa maneira de ter plantas em casa. Primeiro porque elas podem estar em extinção e, ao retirá-las, você diminui o número de espécies na natureza. Segundo porque a maioria das plantas morre quando retirada de seu habitat natural e, das que sobram, uma grande parte não consegue se adaptar ao cultivo em vaso. Terceiro porque dificilmente a gente consegue reproduzir em casa as condições de cultivo tão delicadas que a planta tem na vida "selvagem": algumas espécies são super exigentes com relação à umidade e à iluminação, e exigem cuidados excessivos da gente. E quarto porque algumas plantas estão protegidas por leis, tornando a retirada delas de seu habitat natural um crime ambiental. O jeito é ficar admirando de longe, torcendo para que elas dêem muitas flores e a gente possa, ao menos, fotografar. Olha essa Miltonia flavescens aí da foto e diz se ela não fica muito melhor na árvore do que num vaso?
O que significa NPK?
É uma sigla frequente no rótulo das embalagens de adubo, simboliza os três elementos químicos mais importantes para as plantas: N de nitrogênio, P de fósforo (se escreve Phosphorus em latim) e K de potássio (Kalium, também do latim). O nitrogênio estimula o crescimento da planta, a formação de raízes e o desenvolvimento do tronco. O fósforo serve para folhas, flores e frutos, é o que deixa as flores mais bonitas, mais coloridas, maiores e em maior quantidade; também é ele quem torna as folhas mais verdinhas e os frutos maiores e mais doces. O potássio é usado para melhorar a resistência da planta a pragas e doenças, também serve para ajudá-la a se restabelecer de uma poda ou de um ataque de fungos, por exemplo.
Onde devo usar o adubo, nas folhas ou nas raízes?
Existem dois tipos de adubação: de folhas (foliar) e de raízes (radicular). Na adubação foliar, borrifa-se as folhas da planta com NPK diluído em água, de preferência de manhã cedo ou no final do dia. Esse é o meio tradicional de se adubar plantas epífitas (que vivem em cima de árvores), além da maioria das micro-orquídeas. Na adubação radicular, mais usada em plantas terrestres, o fertilizante pode ser usado na superfície do substrato, misturado à terra (ou à água, se a planta for aquática) ou diluído na rega. Húmus de minhoca, composto orgânico, torta de mamona, farinha de sangue, ossos ou peixe e torta de neem são alguns dos fertilizantes que devem ser misturados à terra antes da rega, permitindo que as raízes absorvam os nutrientes aos poucos. Há outros adubos sólidos, como bokashi e osmocote, que devem ser colocados na superfície da terra e regados por cima: eles podem manter a planta adubada por muitos meses. Se preferir, use adubos radiculares do tipo NPK, vendidos já diluídos, como muitas das embalagens encontradas em floriculturas e supermercados. Só observe no rótulo a proporção de nutrientes e a frequência de adubação, porque "comida" demais pode matar a planta.
Por que não se deve adubar uma planta no sol?
A adubação nunca deve ser feita nas horas de sol quente por três motivos. Primeiro porque os sais do adubo podem causar queimaduras as folhas. Segundo porque a água acaba "cozinhando" as raízes, causando mais danos que benefícios à planta. Mas o principal motivo para evitar a adubação no sol forte é porque isso é desperdício de tempo e de adubo. Veja só: toda planta possui nas folhas estruturas chamadas estômatos, minúsculas "boquinhas" responsáveis por regular a fotossíntese, a respiração e a absorção de nutrientes. Nas horas de sol forte, os estômatos se fecham evitando a perda excessiva de água, que poderia desidratar a planta, e, com isso, impedem a entrada de qualquer outra substância, inclusive de adubo. Se quiser oferecer comida à sua planta, prefira fazer isso de manhã cedinho ou no final da tarde, quando a temperatura é mais fresca e os estômatos estão abertos e "famintos".
O que significa substrato? Qual uso em orquídeas?
Substrato é o termo técnico para o material no qual uma planta se firma. Pode ser terra, areia, pedra, até água é substrato (no caso das plantas aquáticas, claro). Há vários tipos de substratos para orquídeas, como esfagno, casca de pínus, chips e fibra de coco – e até uma mistura deles. Há alguns materiais regionais, como semente de açaí e de babaçu, fibra de piaçava, bagaço de cana, capulho de algodão, sabugo de milho, e ainda isopor, esponja, espuma de colchão... Cada espécie de orquídea vai gostar mais de um substrato do que de outro. No geral, ele precisa oferecer à planta um meio para se firmar e manter a umidade que aquela espécie precisa. É por isso que não existe um substrato único para todas as 35 mil espécies de orquídeas. O substrato mais usado e encontrado pronto em floriculturas é casca de pínus misturada a chips de coco, mas se sua orquídea for uma mudinha ou precisar de mais umidade, você pode incluir um pouco de esfagno na mistura. Evite usar fibra de coco porque ela tem muito tanino, uma substância que queima as raízes das orquídeas (ferver a fibra em água tira o tanino, mas faz o substrato estragar mais depressa).
Como faço para acabar com lesmas e caracóis?
Lesmas e caracóis são pragas muito comuns em solos úmidos e podem destruir uma planta pequena de um dia para o outro. Comem brotos, hastes e botões florais e botam ovos no substrato, se propagando rapidamente no jardim. O primeiro passo preventivo é limpar bem o terreno, recolhendo galhos, folhas secas e outros "esconderijos". Mantenha os vasos suspensos por apoios de parede ou em suportes de ferro que os deixem longe do chão. A melhor forma de combate é a catação manual, mas use luvas, porque a baba deles pode causar alergia (e também porque eles são nojentos, claro). Se tiver poucos vasos, você pode protegê-los polvilhando sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso, o que cria uma barreira também para as formigas. Tanto lesmas quanto caramujos têm hábitos noturnos: no final da tarde, espalhe pelo canteiro pedaços de chuchu ou sacos de estopa embebidos em cerveja. As pragas encontrarão rápido esses alimentos e, em algumas horas, basta recolher as armadilhas e jogá-las fora. Caso a infestação ou seu nojo sejam grandes demais, floriculturas e casas agrícolas vendem "lesmicidas", iscas venenosas feitas com metaldeído, uma substância que atrai e mata essas pestes. Por se tratar de um produto tóxico, manuseie-o seguindo rigorosamente as instruções do fabricante e não descarte a embalagem em lixo comum — leve-a, na validade, de volta ao lugar onde você comprou o veneno.
Receita caseira realmente funciona contra as pragas?
Sim, há muitas receitas naturais eficazes no combate às pragas, algumas delas tão simples que a gente pensa, "mas, puxa, por que não fiz isso antes?". As soluções caseiras mais conhecidas são as caldas de sabão, de fumo, de cebola e de pimenta, mas também se usa óleo de cozinha (ou óleo de neem). Inseticidas naturais não poluem o planeta, podem ser usados em plantas comestíveis e não são tóxicos para os seres humanos. Existem duas desvantagens em comparação aos pesticidas químicos: receitas naturais exigem preparo prévio (algumas precisam ficar vários dias fermentando antes de ficarem prontas) e devem ser aplicadas com mais frequência, porque seu princípio ativo tem curta ação. Mesmo assim, inseticidas feitos com ingredientes naturais são a melhor opção para quem não quer causar danos ao meio ambiente.
O que são cochonilhas? Como me livro delas?
São insetos (lazarentos!) que sugam a seiva das plantas e podem ou não ser protegidos por uma carapaça. Alguns são muito pequenos, menores do que a cabeça de um fósforo, outros bem grandinhos, do tamanho de moedas de R$ 0,05. Costumam aparecer em plantas que estão muito próximas umas das outras, onde não há boa ventilação, muita umidade ou deficiência de nutrientes. Há muitas espécies, mas as mais conhecidas são a cochonilha-branca (Pseudococcus praelonga), o pulgão-branco (Icerya purchasi), a cochonilha-de-carapaça (Coccus hesperidum), a cochonilha-cabeça-de-prego (Chrysomphalus spp), e a cochonilha-de-placa (Orthezia praelonga) e a cochonilha-escama-vírgula (Mytilococcus beckii). As cochonilhas que têm carapaça costumam ser mais difíceis de matar (e de detectar) porque possuem uma cera na casca que dificulta a ação dos inseticidas. Além de sugar a seiva de caules, brotos e folhas, causando manchas amarelas, esses insetos contaminam a planta com vírus e ainda fazem um "cocô doce" que atrai formigas. Portanto, fique esperto: se notar muitas formigas em suas plantas sem que nenhuma folha tenha sido cortada, pode fuçar debaixo das folhas que vai encontrar cochonilhas. Mate as pestes borrifando óleo de neem ou qualquer outro óleo mineral diluído na proporção de 5 ml de óleo (uma colher de sopa) para 1 litro de água. Importante: não aumente a proporção de óleo nem borrife a mistura nas horas de sol mais quente, caso contrário, você vai "fritar" sua planta!
Como se prepara a calda bordalesa?
Uma das formas mais antigas de prevenir o ataque de fungos e bactérias nas plantas, a calda bordalesa recebe esse nome porque foi criada em Bordeaux, região da França famosa pela produção de vinhos. Os agricultores borrifavam as parreiras com uma mistura de cal e cobre para deixar as uvas amargas e evitar que os frutos fossem roubados. Em 1882, um botânico que visitava as vinícolas descobriu que esse tratamento antifurto também protegia as videiras de doenças e aperfeiçoou a fórmula da calda bordalesa, hoje conhecida no mundo todo. Os dois ingredientes principais – cal virgem e sulfato de cobre – são encontrados em casas agrícolas, que também vendem a calda bordalesa industrializada, já pronta. Se quiser prepará-la em casa, pegue uma vasilha plástica ou de vidro (não pode ser de metal!) e dilua nela 25 gramas de cal virgem em 1,2 litro de água. Mexa bem por uns 20 minutos, até que toda a cal tenha se dissolvido e reserve. Num pano de prato, embrulhe 25 gramas de sulfato de cobre e faça uma trouxinha. Mergulhe a trouxinha bem fechada em outra vasilha plástica ou de vidro com 1,2 litro de água morna. Espere até que todo o pó azul tenha se dissolvido, o que leva uns 20 minutos. Pegue o mesmo pano que você usou para diluir o sulfato de cobre e estenda-o cobrindo toda a vasilha de cal virgem. Ele vai funcionar como uma peneira, segurando os grãos que não tiverem diluído (eles entopem o borrifador). Despeje a calda de sulfato de cobre por cima da "peneira" de tecido, misturando bem com a calda de cal. Pronto! Antes de usar, faça um teste: pingue uma gota de calda bordalesa numa superfície de metal. Se enferrujar, a calda está ácida e precisa de mais cal. Faça a correção adicionando cal aos pouquinhos, sempre testando no metal antes de usar. Essa receita rende 2,5 litros de calda bordalesa – se não usar tudo de uma vez, evite guardar por mais de três dias porque ela oxida e perde o efeito. Borrife todas as partes das plantas – menos as flores –, uma vez por semana, sempre nos horários de sol fraquinho, de manhã cedo ou no final do dia. Isso diminui o ataque de fungos e bactérias e ainda evita novas contaminações.
Tem um jeito certo de colocar adubo na terra?
Sempre as plantas estavam com terra úmida e de boa qualidade, mas em alguns casos notei que foi incorporado composto orgânico só na parte de cima do vaso. Quando for adicionar qualquer adubo na planta (húmus de minhoca, farinha de osso, composto orgânico, torta de mamona, farinha de sangue etc), procure misturar bem esse material à terra velha, para que a planta tenha acesso mais fácil aos nutrientes. Se a gente coloca só por cima do vaso, a planta manda as raízes para cima – e raízes não foram feitas para ficarem na superfície dos vasos, porque ressecam rapidamente com um tiquinho de sol.
Posso deixar a orquídea no vaso de plástico?
Depende da espécie. Algumas espécies se adaptam melhor a vasos de plástico, caso de micro-orquídeas como esse Epigeneium nakaharaei aí da foto. Outras se desenvolvem bem em vaso de barro, como muitas espécies de Cattleya, e há aquelas orquídeas que preferem ficar sem vaso nenhum, tal qual a Vanda. Procure conhecer melhor que tipo de orquídea você tem antes de escolher o vaso e o substrato para ela. Se quiser cultivar a planta em vaso de plástico – pode até usar o mesmo em que ela veio, desde que bem desinfetado com água sanitária –, faça alguns furos nas laterais para que as raízes possam respirar e o excesso de umidade não prejudique sua orquídea. Os furos precisam ter pelo menos 1 cm cada. Uma coisa importante: não é recomendável deixar as orquídeas no mesmo substrato em que vieram porque, normalmente, ele já está vencido e acaba enchendo a planta de doenças. Leia mais sobre substratos aqui.
Meu Dendrobium está secando, ele vai morrer?
As "caninhas" do Dendrobium normalmente secam depois que a orquídea dá flor. Essas estruturas são chamadas de pseudobulbos e servem para armazenar água e nutrientes justamente para o período em que a planta mais precisa, a floração. Quando acaba a "festa", o Dendrobium entra em dormência por alguns meses e a gente pode até achar que a planta morreu, mas ela está viva, hibernando como um urso. Depois de um período de descanso, o Dendrobium começa a produzir novamente brotos e raízes novas, se preparando para a próxima florada. Durante o período em que seu "urso" estiver dormindo, continue regando a planta apenas para manter o substrato úmido e adube uma vez por mês, para que ela tenha energia ao acordar. Assim que o Dendrobium acordar, retome as adubações semanais e dê muito carinho para sua planta, uem em alguns meses ela estará com os novos pseudobulbos maduros e prontos para dar flor.
Posso mudar uma orquídea de vaso se ela estiver com flor?
Não vale a pena correr o risco de mudar de vaso uma orquídea com flor, mesmo que ela esteja bem tratada e adubada. Ao realizar o transplante, muitas raízes acabam quebrando, gerando estresse para a planta. Qualquer planta estressada produz uma substância chamada etileno, um composto químico que evapora e causa a queda de botões, flores e folhas. A planta faz isso como medida emergencial para se manter viva quando se sente "ameaçada" – é como se ela descartasse tudo o que é supérfluo e acessório e se concentrasse apenas no essencial, respirar e fazer fotossíntese. Por isso, espere que a floração tenha acabado para fazer o transplante sem preocupações. Poucas orquídeas têm floradas longevas, você nem vai precisar esperar por muitos dias...
Várias orquídeas minhas estão com doencinhas, nada muito sério, mas tenho encontrado muita folha manchada. Como tratar?
Lia Santos
A haste floral da minha orquídea está com gotas de água. O que pode ser?
Renata Akemi
Uso a chácara para dar churrascos aos finais de semana e lota de moscas. Nem citronela adianta mais. Existe alguma planta que possa afastá-las ou atraí-las?
Melissa Dias de Oliveira Silva
Tenho ixora, azaleia e suculentas em cachepôs de alumínio sem furos. Rego todos os dias, mas tiro o excesso da água. As plantas estão perdendo as folhas, tem relação com o cachepô?
Priscila Jardim
Plantei amor-agarradinho no muro, de quanto em quanto tempo devo adubá-la para que a planta cresça rápido e dê bastante flor?
Gerson Silva
Tenho uma costela-de-adão que está com frutos. Qual a época ou o estágio em que devo colhê-los?
Mario Giordani
Quais plantas conseguem se desenvolver em uma sacada onde não bate sol em nenhum horário do dia?


Gustavo Taietti Camargo
Tenho três mini orquídeas criadas em cima de pedras. As raízes cresceram e saíram do vaso, devo cortá-las? Com que frequência rego?
Vera Lúcia Mantovani
Uma amiga tem um pé de jasmin grande e florido, mas nasceram uns frutos do tamanho de uma manga. O que fazer com eles?
Cecília Santos
Recomendaram que eu regasse uma vez por semana meu Oncidium varicosum e deixasse a orquídea dentro de casa o todo tempo. Essas informações procedem?
Mariana Benjamim
Casca de verduras e frutas podem ser colocadas nas plantinhas? Na terra?
Jéssica Ramos
Fui orientado a colocar manta de bidim para proteger as pedras de mármore que usarei no jardim, mas não encontro esse material. Posso substituí-lo por outra coisa?
Jorge Luiz Pereira dos Santos
Tenho 2 bromélias-imperiais com mais de 1,30 m. Posso cortar o caule e replantá-las no chão?
Stella Maris
Essa planta apareceu no meu jardim, retirei para plantar dentro de casa, mas a flor exala um cheiro ruim. Que planta é essa e o que faço com isso?
Rossana Miyuki Kaneko
Gostaria de saber em que época do ano a rega das orquídeas deve ser suspensa. Faço isso em qualquer espécie? Por quanto tempo? Qual o benefício para a planta?
Denis Alves de Araujo
Que flor é essa da foto? Fotografei no Parque Nacional de Itatiaia, mas não consegui identificá-la. Obrigado!
André de Paiva
Tenho cactos e suculentas no sol; molho cada 15 ou 20 dias de acordo com as instruções do vendedor. O aspecto das plantas não é mais viçoso, por que?
Vanessa Marques Lira
Tirei uma foto de uma flor muito linda e queria saber o nome dela. Nunca vi igual!
Érica Cristina
Minha calla cresceu tanto que resolvi trocar de vaso, mas agora está murchando. O que devo fazer para ela não morrer?
Tânia del Vecchio
Deixei as sementes de uva rubi secando no sol por três dias, coloquei em um copo plástico com um chumaço de algodão, mas a semente embolorou. Como fazê-la germinar?
Frederico Guilherme Fahl
Moro num apartamento e gostaria de colocar na sacada uma cerca viva que limitasse a visão que o apartamento da frente tem de minha sala. Qual a planta indicada para isso?
Marcos Santos
Amarrei mudas de orquídeas no meu pé de acerola que tenho há oito anos. Uma vizinha disse que elas sugam o tronco da árvore e que, por isso, a acerola estava demorando pra dar frutos. É verdade?
Rogério da Silva Rodrigues
Vi essa árvore em uma foto e fiquei encantado, qual o nome dela? Preciso escolher uma espécie para plantar na frente da casa e minha mãe amou essa árvore.
Henrique Ferreira Dias
Plantei sementes em vasos para fazer uma horta, mas os pardais estão comendo os brotos. Há alguma forma de protegê-los dos pássaros?
Priscila Gomes de Freitas Veloso
Ganhei um mandacaru de presente, mas moro em apartamento e aqui tenho pouca luminosidade. Ele conseguirá se adaptar?
Carla Valéria da Silva Padilha
Meu cacto não dá flor, por quê? Molho só duas vezes por semana e tenho muitos, mas sempre troco as mudas porque não florescem...
Aparecida Oliveira
Por que as folhas ficam com o aspecto de ferrugem? Tem como resolver isso?
Jô Domingos
Tenho alguns lírios da paz,de vários tamanhos uns dentro e alguns fora de casa.Tenho reparado que estão ficando "queimadas" nas pontinhas, o que será?
Claudia Mesquita
Tenho uma pimenteira que está secando. Aqui em casa elas só duram uns 2 meses, é "olho gordo" ou falta de cuidado? Dizem que devo molhar todos os dias, mas moro no Rio de Janeiro e só rego duas vezes por semana.
Greice Yurie
Comprei uma orquídea, na loja ela estava linda, em casa ela ficou murcha. Deixei em cima da mesa, depois, perto da janela. Qual o melhor local para quem quer ter orquídeas dentro de casa?
Joice Mendes
Coloquei sombrite no meu orquidário - o sol bate só ao meio-dia, mas notei que as folhas das orquídeas estão bem verdes, mas elas até hoje não deram flor. Devo tirar o sombrite?
Giseli Cristina
Quando comprei minha Renanthera, ela tinha uns 30 cm de altura. As raízes secaram e sobraram 5 cm de caule e folhas sadios. Como devo cultivar?
Ricardo Ferreira
Tenho um cacto há dois anos que está pendendo para um lado do vaso. Parece que a raiz não vai suportar o peso. O que faço?
Alexandre Cassiano
Tenho um pé de maracujá-doce com folhagem grande que nunca deu flor. Está comigo há dois anos, o que faço para ele florescer?
Carla Avelar
Como preparo o terreno para plantar grama e evitar pragas?
André Oliveira
Qual o nome dessa planta? Como cuidar dela?
Ângela Maria da Silva Simões
Minhas orquídeas estão cheias de manchas brancas por causa da geada. Moro em Amambaí (MS) e fazia tempo que não geava aqui. Tem como recuperar essas plantas?
Mery Andreia B. Sanabria
Gostaria de saber qual é o melhor cicatrizante para plantas. Existe alguma receita alternativa? Vi um vídeo que creme dental funcionava, fiz e minha roseira acabou morrendo... O que uso?
Rafael Lima
Ganhei uma bromélia-imperial, porém, quando a flor morreu, a planta começou a murchar. Troquei de vaso, mas ela não desenvolve. O que faço para recuperá-la?
adriana gomes da silva
Existe revista por assinatura sobre orquídeas que ainda esteja em circulação? A que eu assinava para a minha avó fechou as portas...
Flávia Passos
Adorei a ideia de ter plantas artificiais em casa. Gostaria de saber onde comprá-las e como fazer o melhor uso delas na decoração.
Cleusa Chaves
Gostaria de saber qual é a época certa para podar o ipê, o manacá-de-cheiro e a pitangueira.
Angela Furtado
Como ter sucesso ao plantar Cymbidium? Depois de ver essa maravilha florida, não penso em outra coisa, quero uma também!
Deize S Orejas
Meu condomínio tem roseiras, mas a síndica só autoriza a poda em junho. Não é possível fazer mais podas? Os galhos ficam compridos, feios e atrapalham a passagem.
Mara Aparecida Damian Antignani
Moro em Cabo Frio (RJ), numa região de praia e muito vento. É possível ter uma árvore de manacá-da-serra ou de ipê aqui com esse tipo de clima?
Maria Lucas da Silva
Implantei um gramado e, alguns dias, depois levantei uma placa de grama e estava infestada de cupins. O que eu faço? Tenho de passar veneno?
Paulo Farias dos Santos
Estão nascendo cogumelos nas minhas plantas: primeiro, na pimenta-biquinho, agora, na salsinha. O que devo fazer, arranco ou deixo?
Erika Elteto Longo
De quanto em quanto tempo devo podar a raiz do bonsai de romã? Como regá-lo e adubá-lo? Faço o mesmo com a tuia-azul?
Bete Luzzio
Tenho uma baunilha há 3 anos e como foi crescendo, mas não florescia, troquei por um vaso maior. A maioria das raízes aéreas atrofiaram e planta não está tão viçosa. O que faço para ela crescer e florescer?
Sylvia Nepomuceno
Minhas roseiras estão com uma praga que ataca todas as folhas. Vocês sabem o que é isso e como posso tratar?
Bianca M. Santos
Como posso tirar mudas de gérbera? A minha está com muitos brotos grandes.
Rosinete Maria de Brito
A espécie de musgo "cushion moss" é apropriada para aquários? Posso colocá-la em uma vasilha de vidro e deixar fechada ou ela só sobrevive em aquários? Ela resiste ao frio de São Paulo?
Sérgio
Gostaria de saber quais são as árvores que atraem beija-flor e outros pássaros?
Ivanir Gomes da Silva Prates
Gostaria que me indicassem uma trepadeira que possa ser plantada em vaso.
Barbara Maria Robillotta
Tenho um pé de jabuticaba que eu mesma plantei a semente, mas a árvore nunca deu frutos. O que posso fazer para estimulá-la a frutificar?
Aliã A. Gomes
Recebi duas mudas de Sobralia branca da Bahia, mas elas morrem quando chegam em casa. Tem a ver com o clima? Tenho outras Sobralia e são lindas...
Noemia Andreia Damião
O que está acontecendo com minha orquídea Cattleya? O caule está ficando marron e murcho, já cortei uns três fora... Me ajudem, please!
Adriana Veríssimo
Comprei uma Calanthe vestita, mas ela rapidinho murchou as flores e os botões. A haste está ficando amarela e murchando também, devo cortá-la? Não consigo achar nada sobre os cuidados com essa espécie...
Tarcísio José
Em minha casa tenho a grama-esmeralda, mas ela está queimando no meu pátio. Seria por que o local não pega muito sol?
Graziela Lengler da Silva
Comprei recentemente uma planta carnívora e venho percebendo que algumas folhas ficaram escuras e morreram. Quais os cuidados com essa espécie?
Ione Tavares
Minha Phalaenopsis esta ficando com as folhas aquosas, virando gelatina, não sei o que faço. Já cortei algumas folhas que ficaram assim, mas não adiantou: quando corto uma, a doença passa para outra.
Elen Diana da Silva
Que orquídea é essa da foto? Ganhei uma que tem duas flores imensas. Como devo cuidar dela? Ela está comigo há um mês e agora a flor começou murchar.
Priscila Rodrigues Anfra
Ganhei uma orquídea do meu marido e as folhas estão com manchas e furos. O que pode significar?
Renata Akemi
Ganhei da minha vizinha uma orquídea que parece um sapatinho holandês, mas ela nunca dá flor – ao contrário da que está na minha vizinha, que vive lotada de flor. Como devo cuidar dela?
Lilian Pereira de Souza
Rego minha orquídea uma vez por semana e, de repente, começaram a cair folhas e o pseudobulbo ficou amarelo. Ao tirar a planta do vaso, vi que o esfagno estava encharcado. O que devo fazer?
Mirtis Malagutti
Construí um orquidário no meu quintal com cobertura de bambu, que filtra os raios solares, mas não evita que as plantas fiquem molhadas quando chove. Isso faz mal para as orquídeas? Há algum cuidado especial com elas?
William Martins
Qual é a função do tutor no vaso de orquídea? Onde posso encontrar esse material?
Lucélia Barreto
Phalaenopsis pode dar flor sem folha nenhuma?
Carla Lorena
Estou construindo minha casa e quero montar um espaço para minhas plantas, principalmente as orquídeas. Gostaria de dicas como local e condições, podem mandar?
Kenya Bispo
Como faço para cuidar melhor dessas plantinhas? Já faz uns seis meses que eu estou fazendo um trabalho de formiguinha e retiro o mato de cima delas...
Shamuel Cassavia
Quero fazer uma horta em casa, mas nada vai para frente. Moro nos fundos da casa da minha sogra e não bate sol. O que faço para ter meus temperos?
Fabiana da Silva Carvalho
Que plantas posso ter na mesa do meu ambiente de trabalho? Gostaria de energizar o local e espantar energias negativas.

Célia Regina Debia Blanes
Gostaria de saber qual orquídea deixa um cheiro maravilhoso no ar? Eu poderia tê-la em apartamento?
Rose Barboza
Posso usar a palha seca da grama (poda da grama esmeralda) nas plantas do meu jardim?
Juliana Archangelo
Ganhei um lírio e li que preciso colocar o bulbo na geladeira depois que as flores caírem. Não posso deixá-lo no vaso até que volte a florescer na primavera que vem?
Teresa Martins
Queria saber que lagarta é essa: encontrei ela hoje no meu jardim e nunca tinha visto uma igual.
Severina Alves do Nascimento Melo
Ganhei uma muda de chifre-de-veado. Meu pai disse que o melhor jeito de plantar era pregando perto da raiz direto na árvore, regando todos os dias. É isso mesmo?
Patrícia Louback
Gostaria de saber que flor é essa da foto, vocês saberiam dizer?
Marcelo Luciano Pires Berti
Algumas das minhas orquídeas estão com as raízes expostas, o que devo fazer?
Ana Maria dos Santos
Meu bonsai de romã está sem folhas, mas os galhos estão verdinhos por dentro. Tenho certeza de que está vivo, mas não sei podar. O que faço?
Ana Julia Afarelli
Ganhei uma orquídea, a Madalena, e a deixei do jeitinho que veio, mas desconfio que ela não esteja armazenada como deveria. Me ajude a cuidar dela do jeito certo?
Marilia Monteiro
Gostaria de uma indicação de espécies de orquídeas terrestres que são pequenas e de fácil cultivo, pois ainda não tenho muita experiência.
Vinícius Dias da Fonseca
Moro em Curitiba, onde à noite faz 15°C na primavera e -4ºC no inverno. Quais orquídeas aguentariam esse frio? Sei que não podem tomar vento gelado e constante, mas, mesmo abrigadas, a temperatura é baixa...
Flávia Passos
Comprei um Oncidium "Red Mini" com três hastes florais. Vi na internet que essa espécie vira uma touceira. Quantos anos leva para a minha orquídea ficar cheinha?
Grasiela Paes
Meu filho jogou um caroço de jabuticaba num pequeno vaso. A planta germinou e está com 40 cm de altura. Gostaria de plantá-la num vaso, me explica direitinho como fazer?
Nilcea Almeida
Gostaria de saber como cuidar do Oncidium "Sharry Baby". O meu está com uma haste, plantado numa mistura de casca de árvore nativa, carvão e fibra de coco.
Bruno Celico
Qual é o adubo mais recomendado para orquídeas? Quantas vezes por mês posso usá-lo? Como ele deve ser aplicado na planta?
Teresa Martins
Plantei mudas de alfazema dois anos atrás. Elas cresceram lindas, mas nunca floresceram. O que faço para a alfazema dar flor?
João Souza
Tenho muitas micro-orquídeas e estou na dúvida se posso adubá-las. Mesmo diminuindo a dosagem do adubo, fico com medo de as plantas se queimarem...
Hugo Daniel de Sousa
Ganhei uma Phalaenopsis, mas a floração já acabou. Achei que a planta morreria, mas ela está resistindo até hoje. Orquídea não morre depois que as flores caem?
Edna Samáira
Quando devo trocar a orquídea de vaso? As minhas não dão flores há anos, estão com muitas mudas, sinto que os potes estão pequenos para elas...
Vera Pereira
Moro em Itabuna (BA), cercado pela Mata Atlântica. Encontrei uma orquídea caída e levei para casa. Não sei qual o tipo nem como cuidar, me ajuda?
Alessandro Andrade
O vaso plástico da minha Phalaenopsis está ficando esverdeado. Posso tirá-la dali e deixar sem substrato nenhum, que nem Vanda?
Bruna
Minha orquídea Phalaenopsis está ficando murcha, com as raízes secas e as folhas amarelas. O que está acontecendo?
Elaine
Uma amiga tem orquídeas floridas plantadas na terra! Essas flores têm essa facilidade de adaptação?
Helio Campos
Tenho uma orquídea embaixo do limoeiro, mas apareceram umas coisas estranhas nas folhas. É alguma doença? Se for, o que eu faço para salvá-la?
Mariana Filippi Ricciardi
Como acabo com uns bichinhos vermelhos que vieram na minha rosa-do-deserto? Eles fazem teias na planta e já atacaram a minha orquídea!
Fernanda Pessoa
O que devo fazer depois da floração do Dendrobium? Preciso adubar no período de dormência?
Rosângela
Minha Phalaenopsis estava cheia de botões abrindo, mas agora muitos ficaram amarelados. Ela está longe do sol, mas num lugar iluminado. Qual pode ser o problema?
Angélica Nascimento
Comprei três cactos e gostaria de deixá-los na sala, em vasilhas de porcelana. Você acha que vai dar certo?
Marilia Tavares Lemos
Minha Cattleya está com as raízes secas, com a casca se soltando, e um dos pseudobulbos está secando. Ela ainda tem salvação?
Moara Cuzzuol Gomes
Minhas Vandas estão com alguma doença que seca a flor antes mesmo de ela abrir o botão. O que pode ser isso? Tem como tratar?
Hélia Consonni
Moro em Porto Alegre (RS), numa casa que tem um pergolado no jardim. Preciso de uma trepadeira que dê flores e seja resistente ao frio. Alguma sugestão?
Helen Rocha
Adoro orquídeas, mas as minhas morrem logo que as flores caem. Elas ficam em uma varanda aberta, onde bate sol o dia todo e venta muito. Onde devo colocar minhas orquídeas?
Adriane Neves
Tenho amarílis há uns 5 anos: troco a terra uma vez ao ano e adubo todo mês. As folhas saem lindas, mas a planta não dá flor. O que será que estou fazendo de errado?
Elizabeth Maria da Silva
Como acabo com as tiriricas da grama?
Kátia Soares
Moro num apartamento com varanda, onde bate sol de manhã. Posso ter pitangueira nesse lugar? Sei que ela age contra diarreia e verminose, há outros usos terapêuticos?
Morgana Godinho
Quando compro uma planta, independente de qual for, preciso trocá-la de vaso? Porque eu faço isso com orquídeas, então, fiquei na dúvida...
Stephanie Palma Tachinardi
Coloquei minha orquídea pra tomar sol, mas acabei esquecendo-a lá. Agora ela está com manchas amarelas nas folhas, o que faço? Ela tem folhas largas e grossas.
Thelma Cristina
Apareceram umas coisas brancas na árvore que fica na frente da minha casa. Não sei o que são, mas a árvore está com os galhos superiores secos. É alguma praga?
Luciane Vale
É possível cultivar alguma planta em um lugar fechado e sem luz, como o lavabo? (Estou querendo demais, né?)
Juliana Maria Paixão Alia
Como funciona a UTI para orquídeas? Estou com uma Phalaenopsis que praticamente pulou do vaso, de tão solta, as raízes estão todas pretas e moles...
Luciana Martins Cruz Lopes
Tenho um pé de limão-galego que está muito grande. Como faço para podá-lo? Me disseram que ele pode morrer, é verdade?
Aparecida Ferreira
É possível ter orquídeas dentro do apartamento? Quais as espécies mais indicadas?
Adelita Muscovicchi
A ponta da folha da minha orquidea está machucada. Parece meio mole, posso cortar?
Débora
Tenho um jardim vertical, mas quando viajo, não tenho quem regue as plantas. Como faço para mantê-las molhadas? Quando estou em casa rego todos os dias, uma por uma...
Fabiana Nascimento Monteiro
Tenho uma dúvida: se a raiz da orquídea estiver seca, tem como ressuscitá-la? Como isso pode ser feito?
Geane Monteiro
Amo árvore-da-felicidade, só que sinto a minha triste, parece secando. Já mudei o vaso de lugar, mas não tive coragem de por para fora, as chuvas podem judiar dela. O que faço?
Vera Lucia Aubert Damico
Tenho um Cymbidium que floresce todo ano, mas ele está cheio de pseudobulbos velhos. Como faço para removê-los? Já fiz isso uma vez, mas confesso que não sei se fiz direito...
Vania Cristina dos Santos
A calda bordalesa dura quantos dias depois de preparada? Aplico com que periodicidade nas orquídeas? Posso passar em brotos e raízes? Ela cura a planta?
Lilian Gabriela
Quando era criança, havia uma "flor de cera" e uma folhagem fina como tule, que servia de marcador de livros. Quero encontrar essas plantas, mas não sei os nomes. Que plantas são?
Denise Lourenço
Depois que as sementes de hortaliças brotam, transfiro para a terra, mas a maioria morre no primeiro dia. Por quê? As mudas devem ficar abrigadas do sol?
Victória Romano
Gostaria de saber como posso diferenciar uma Laelia de uma Cattleya ou de uma Laeliocattleya.
Clarice
Tenho uma ráfis que está sem folhas, parece que morreu. Não sei o que faço, me ajude a recuperá-la, por favor?
Magna Toledo
Que produto natural posso usar para acabar com esses insetos? Já tirei muitos deles das orquídeas, mas a infestação nunca acaba!
Jalon Nunes de Farias
É possível recuperar um chifre-de-veado? O que tenho num xaxim está com as folhas murchas, sem viço e com muitas cascas. Preciso arrancá-las?
Célia Piglione
Qual é o melhor adubo para plantas comestíveis, como salsinha, cebolinha, coentro e manjericão?
Raquel da Cruz Simões
O que faço para a tulipa dar flor de novo? Me disseram para colocar um cubo de gelo na tulipa, mas parece que as pétalas ficam escuras. Elas são tão lindas, não gostaria que estragassem...
Ivana Guardiano
Comprei uma muda de alecrim anos atrás e, agora, o pé está secando. O que eu faço?
Nilda Maria de Castro
Como se chama essa árvore que está deixando a cidade toda cor de rosa? Ela tem um monte de flores rosas que lembram a do ipê.
Rachel Bonino
Minha Brassia não dá flor há 4 anos. Meses atrás, achei uma haste, mas ela parou de crescer. Qual a frequência da florada? A haste demora a amadurecer?
Noemi Farias
Quais plantas são indicadas para ficar dentro de um consultório médico? Preciso de espécies de porte médio, que ocupem o mínimo espaço lateral possível.
Maria Lucia Batista
Tenho um bambu-mossô há anos que nunca se multiplicou. Comprei outro e esse se multiplicou tanto que está virando praga. Existe algum meio de controlar o crescimento?
Flavio Marchesin
Meu cacto está apresentando uma deformidade, acredito que seja algum tipo de fungo ou bactéria. Pode me ajudar a salvá-lo?
Ana Carolina Voorwald
Tenho um cacto-estrela há mais de quatro anos que nunca deu flor. Como posso estimular a floração?
Thelma Cristina
Hoje fui à uma feira de orquídeas e comprei algumas plantas, mas tem uma que não consegui identificar. Que espécie é essa da foto?
Ismael Pescke
Uns 2 anos atrás, ganhei um ipê, que agora está com 1,5 m, num vaso próximo à janela, no meu apartamento. Às vezes, ele fica com as folhas caídas, será que estou regando muito?
Amarílis
Há um ano, salvei uma costela-de-adão do lixo e a plantei num vaso pequeno. Na semana passada, passei a planta para um vaso maior, mas ela amarelou. Coloquei no sol e ela ficou preta. O que faço?
Juliana Bagetti
Meus vasos não têm pratos, mas vivem com pernilongos. Espalhei cravo-da-índia no substrato, faz mal às plantas?
Beatriz Fermino
Quais as plantas que se dão bem numa varanda com muito vento?
Nina Marques Araújo
Minhas flores-de-maio ficam feias depois da florada, com as folhas amareladas e caindo. O que faço? Estou triste, tenho mais de 15 vasos...
Suely Pacheco
Qual é o tipo correto de esfagno para orquídeas? Comprei um quase branco, mas li que ele foi clareado com produtos químicos prejudiciais às plantas...
Francine Moreira Villaça
Tenho um jardim com grama no centro e canteiros nos cantos dos muros. O que é melhor para adubar os canteiros, húmus de minhoca ou substrato? E na grama, uso o quê?
Conceição de Sá
Tem problema quebrar as raízes ao mudar a orquídea de vaso? Elas atravessaram a fibra de coco, vai ser impossível tirá-las sem cortar...
Janice
Quando e como devo trocar o musgo das plantas-carnívoras? Qual é a diferença do musgo verde para o amarelo?
Carol Garcia
Comprei duas azaleias que estavam lindas na loja, mas passou uma semana e elas não dão mais flores. Elas precisam de sol?
Gabriela Castoldi
Mudei as orquídeas de vaso, estão bonitas, mas não florescem. Adubo uma vez a cada 15 dias e nada. Orquídea demora tanto assim para dar flor?
Veridiana Menezes
Minha Phalaenopsis está florida, mas com as folhas murchas e flácidas. O que devo fazer para recuperá-la?
Elton Olarte
Meu cacto está com brotos, como faço para replantá-los?
Tati Maciel
Costumo usar muito gengibre na comida, então, acabei plantando um pedaço que brotou. Agora ele está com folhas. Gostaria de cultivá-lo, como faço?
Vera Amaro
Alguns galhos do meu buxinho secaram, mas a planta se recuperou. Devo podá-los ou eles voltam a dar folhas? Não quero deixar esburacado...
Simone Oliveira
Tenho uma roseira que só dá folhas novas, rosa que é bonito, nada. Ela toma sol e chuva e nunca fica seca de esturricar. O que estou fazendo de errado?
Adriana Vilela
Coloquei um vasinho de musgo no meu banheiro, pode? Como devo cuidar dele?
Keity Bittner
Tenho uma Vanda há mais de um ano e, mesmo assistindo a seus vídeos, não consigo fazê-la dar flor. Ela está na madeira, como estimulo a floração?
Helena Ferreira
De quanto em quanto tempo tenho que regar a suculenta? A minha está com as folhas moles, só de encostar elas caem. Posso replantar essas folhas?
Silvana Ferreira Lima
Todas essas maravilhosas dicas valem para as mini orquídeas também? Mini, não, as minhas são micro!
Mirella Secassi
O que devo fazer para acabar com a canela seca nas minhas orquídeas Vanda?
Abilio Schiefelbein
Qual é o melhor adubo para bromélias? Será por falta de nutrientes que a minha não floresce?
Noemi Farias
O que são umas manchas escuras nas folhas das violetas? Muitas vezes a planta morre por causa delas...
Maria
Tenho um Catasetum que dá flores verde-amarronzadas por umas duas semanas. Fiquei triste por durarem tão pouco tempo, quando será que ele florir novamente?
Maria de Lurdes de Souza
O que devo fazer para manter os pulgões longe da minha horta?
Mariana Amoroso
O tronco da minha Phalaenopsis está ficando escuro e apodrecendo na junção das folhas. Encontrei lagartinhas comendo a planta, o que faço?
Eduardo Piratelli
Existe alguma dica para cuidar da grama-esmeralda?
Denis Goryup
No jardim do prédio vizinho ao meu houve um ataque de mandruvá. Existe alguma coisa que possa ser feita para prevenir isso?
Sônia Mosca
Como faço para minhas petúnias durarem? Adoro essas flores!
Lúcia Maria
Tenho um pé de mexerica que só dá frutas rachadas: assim que elas estão com um tamanho médio, racham e caem. Qual o procedimento para a planta firmar os frutos e eu conseguir colhê-los?
Carlos Cavassana
 
Minhas Plantas é um portal de jardinagem com informações simples e práticas para quem gosta de plantas, mas não entende nada de botânica
Nossos canteiros
Nossas sementes
Nossa colheita
  • imprensa (em breve)